quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Se assim Deus desejar, que sejamos piegas.

Acessei um site indicado pela Rúbia mais lindas das Rúbias, chamado FutureMe. Você escreve um "e-mail" e ele será enviado a você, no futuro, quando você quiser, na data que você desejar. Coloquei o meu "privado" e o fiz. Piegas? Não sei, a vida é assim, acho terrível quem passa por ela sem o clichê, a grávida que tira foto do marido beijando a barriga, a moça que passa a fossa vendo filme romântico com as amigas e os velhos amigos relembrando a infância, quem liga? A vida não pede passagem, ela passa e você só pode dizer "já foi?".

Decidi ler as cartas públicas do site, que você posta a sua ao público, se quiser. Fiquei chocada mas a maior parte do tempo, feliz. Andar numa onda de tristeza sem motivo aparente não é coisa de depressivo mas é coisa de gente deprimida, o que tem lá suas variações. Mas eu me comovi diretamente com a carta de uma Melissa para uma futura Melissa, Melissa essa que se escreve a futura mãe que ela quer ser. Ela dizia que não podia enfrentar o mundo e salvar sua linda menina que nasceria em 9 dias - e adivinha, não é que não pode mesmo? - que estar insegura sobre ser mãe é normal, mas vale a pena, porque se tem algo pelo qual devemos ficar receosos, esse algo é pelo que amamos e, principalmente, quem amamos. Ela não tinha muito a oferecer, mas tinha tudo que poderia dar: Ela a amava antes mesmo de nascer e se tem algo que não pode ser tirado e não poderia ser perdido, esse algo ela já tinha.

Quem liga que as coisas piegas existem? Quer algo mais óbvio do que o amor de uma mãe por sua filha? Talvez seja essa falta de obviedade que me levou a pensar que tudo poderia estar perdido. Provável que a total racionalidade da mãe em perceber que não havia muito o que ela fizesse, o mundo ainda é um lugar perigoso, não substitui o fato de que o amor pela sua filha não pode mudar. Pessoas cheias de anseios, angustias, sonhos, loucuras - Tinha uma menina afirmando que se a visse no futuro morando ainda na casa dos pais era bom correr, porque ela viria do passado para buscá-la; imagine que incrível se você pudesse voltar ao seu passado e contar que as coisas não deveriam ser assim? Vou sonhando, vai que faço um filme - todos devidamente detalhados naquelas cartes para seus "eus" do futuro me levaram a crer que as coisas não precisam ser perfeitas, mas elas precisam continuar. Ou continuam, ou não teremos mudanças, ou não teremos nada. Prefiro ficar com as pieguices, elas fazem bem para o coração, uma dessas utopias que tanto amamos, melhor do que as negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário